domingo, novembro 30, 2025

Fortalecendo seu Axé: O Poder do equilíbrio

🚀 Trilha 3/3

Complete as três etapas e receba: Ebook gratuito “7 Magias Africanas Poderosas de Proteção” como reconhecimento pelo seu comprometimento e evolução consciente.

➡️ Concluir e acessar seu ebook

🌿 Fortalecendo Seu Axé: O Poder do Equilíbrio — Corpo e Espírito em Harmonia

Nesta etapa final vou falar mais da parte prática, e nos banhos tomados diretamente nas forças da natureza, citando exemplos e decifrando coisas importantes, referentes a limpeza (descarrego) e proteção energética.

O foco agora é harmonia (equilíbrio). Aqui, não posso deixar de falar do sal grosso, que é o banho de descarrego mais utilizado. O sal realmente descarrega?

Sim, o sal descarrega MUITO. O problema é que o sal tira o negativo, mas tira o positivo também. E você pode me perguntar: o banho de mar também tira o positivo? Não. O banho de sal grosso é bem diferente do banho de mar. No mar estamos diante de uma poderosa força da natureza. No mar, o sal tira o negativo, e fortalece o positivo.

E como o foco aqui é o equilíbrio, podemos perceber que o banho de mar é muito mais poderoso e completo: além de descarregar, ele promove o equilíbrio.

Então, após um banho de sal grosso, é necessário um banho para repor a energia positiva. Pode ser de ervas, ou de pétalas de rosa branca, maceradas na água.

1) O Axé Visível: rios e cachoeiras

É impossível tomar um banho de cachoeira ou rio, e não se sentir bem. Ali, parece um mundo paralelo. Tudo fica mais bonito e brilhante: água, folhas, pedras, o ar é diferente…

A sensação de paz que invade qualquer pessoa que esteja ali. Alguns afirmam que essa energia de paz tão boa, tão forte, vem de Iya Oxun, Orixá das águas doces, muito cultuada no Brasil, na Nigéria e em muitos países do mundo.

Ao se banhar nas águas de um rio ou cachoeira, você é tomado por essa energia, que limpa (descarrega), ativa a positividade e restabelece o equilíbrio. É impossível não se sentir bem, bem mais leve, e em harmonia com o universo.

2) Banho de Ervas: Água(purificação) + Ervas(Vitalização)

O banho de ervas é um ato de cuidado profundo com o corpo, a mente e o espírito. No Candomblé a cabeça é por onde entra o axé. Por isso, a grande maioria dos banhos de axé são tomados da cabeça aos pés.

Á água está muito ligada a limpeza e purificação. Quando juntamos água e ervas, criamos um axé poderoso de limpeza e revitalização.

Não existe axé sem folha. Quem aprende a preparar e usar essa sabedoria, encontra uma fonte de força acessível de bem estar, de vitórias e realizações.

3) A Decisão é de Ori (Cabeça)

O que o Ori(cabeça) de uma pessoa não autorizou, não acontecerá para ela. Toda autoridade e poder de manifestação pertence a seu Ori(sua cabeça). Só depois que Ori toma a decisão, é que as coisas poderão acontecer.

Poranto, antes de qualquer coisa que se faça, é fundamental reverenciar e comunicar a seu Ori. E de onde vem esse imenso poder de Ori? – Vem de Olodumare (Deus, o criador de tudo que existe): Ori é a parte de Olodumare colocada em cada pessoa. Há um ditado antigo que diz: “quem não cuida da cabeça, perde o caminho”.

O banho de limpeza espiritual ajuda a proteger o pensamento, limpar o que está pesado e reabrir os caminhos..

Exemplo de Banho para positivar e conversar com seu Ori:
Água de um coco, folhas de fortuna, folhas de oriri, folhas de bredo sem espinho (caruru sem espinho). Macerar as folhas na água, acrescentar água de um coco (jogue da cabeços pés).

Se desejar, faça essa reza de Osanyin quando estiver macerando as folhas:

Como uma árvore, como uma árvore, o dono da medicina dos galhos/troncos nos faz ter um corpo são
O protetor adequado Afonja. È muito valorizado pelo conhecimento das ervas.
Muito valorizado pelo conhecimento das ervas
Saudo o dono da medicina feita com ervas, Saudo o dono das folhas
Livre-nos da morte
Livre-nos da enfermidade
Livra-nos de todas as coisas negativas
Eu agradeço ao dono da medicina
Axe! Axé! Axé!

4) A Casa: limpeza e defumação

Casa organizada atrai boas energias. Dedique minutos diários para manter ou restabelecer a organização.

Abaixo vou deixar 3 tipos de defumadores para limpar a casa:

1. defumador com insenço completo (de dentro para fora).
2. defumador com folhas de guiné (de dentro para fora).
3. defumador com azeite de dendê (de dentro para fora),( cuidado, pois o dendê é liquido e se o recipiente tiver furos, o dendê vai pingar. O ideal é utilizar um recipiente sem furos).

6) Plano diário: simplicidade que funciona

Acordar e tomar banho. Vestir branco. Sentar e segurar sua cabeça com as duas mãos. Saudar e pedir coisas boas a sua cabeça: que lhe dê um bom destino, que possa ser uma pessoa feliz, ter vida longa com boa saude, um bom relaciomento, um bom trabalho, vitórias e muitas alegrias

Ao menos uma ou duas vezes por semana, tome banho de ervas antes de saudar seu Ori (cabeça).

Existem várias rezas para saudar a cabeça. É fundamental que sua cabeça entenda o que você está falando ( prefira rezar na língua portuguesa).

Você pode por exemplo dizer:
Todas as manhães, eu seguro e reverencio minha cabeça, pois minha cabeça é o Orixá mais próximo de mim.
Minha cabeça, eu lhe saudo!
Me dê um bom destino
Que eu possa ser uma pessoa feliz, ter vida longa com boa saude, um bom relaciomento, um bom trabalho, vitórias e muitas alegrias.
Axé! Axé! Axé!

7) O Axé de todo dia

Assim como o corpo físico precisa de atenção e higiene, o espírito também necessita de purificação e renovação constante.

Criar hábitos seja através de banhos semanais, de defumações, de rezas matinais, fortalecem o axé, acalma a mente e equilibra as emoções. Esses gestos simples criam um elo mais forte com o próprio Ori, com os Orixás e nossos Ancestrais.

Conversar com um zelador ou uma pessoa mas experiete do axé, é respeitar a tradição oral e garantir o uso correto das folhas e dos banhos dentro da espiritualidade do Candomblé.

➡️ Concluir e acessar seu ebook

👉 Siga seu caminho! Cultive equilíbrio diário, reservando um momento diário para se conectar com a espiritualidade.